sábado, 5 de setembro de 2009

O profissional do futuro

Autor analisa escolha de profissões

Milhares de jovens têm dúvida sobre qual profissão escolher. Também não é para menos, pois são tantas as opções oferecidas pelo mercado de trabalho e universidades que fica cada vez mais difícil a escolha. Por isso, é bom pensar bem, pesquisar e ler tudo sobre o assunto. Uma das boas sugestões de leitura na área é o “Guia de profissões do professor Wagner Horta de 2009”. Foi pensando nisso que o autor resolveu criar o “Guia” em 1993. E neste ano, ele apresenta em suas 338 páginas mais de 132 profissões de graduação e cem profissões técnicas. Dentro do livro, são encontradas reportagens detalhadas sobre cada carreira, mercado de trabalho, curso de graduação, pós-graduação e cursos seqüenciais. Outra novidade é a lista das profissões que estarão em alta até 2015.

Wagner Horta é diretor-presidente do “Jornal da Educação Vestibular” e do “Guia das Profissões” e foi comentarista de educação em vários programas de televisão e rádios. Formado em Ciências Sociais, lecionou em várias universidades de São Paulo. Foi diretor pedagógico da Unisa, membro do Conselho do Centro Paula Souza, fundador do Sindicato das Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. É ele quem fala sobre esse conhecido dilema.

Como foi sua escolha profissional?

Minha família acreditava que eu deveria ser médico. Minha mãe escolheu engenharia. Minha avó sonhava com medicina. Escolhi letras e durante o curso quase mudei para jornalismo. Acabei me formando em ciências sociais.

Como enfrentar a fase da escolha profissional?

Educadores avaliam que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo. Com várias opções, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apóia sua certeza em fantasias. Uma forma de diminuir a pressão é saber que essa escolha profissional não é necessariamente definitiva.

Como enfrentar o mercado de trabalho?

É comum encontrar matemáticos fora da sala de aula trabalhando na área de finanças, engenheiros se dedicando à área comercial, e assim por diante. Escolher uma profissão significa esboçar um projeto de vida, questionar valores, as habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter.

Para quem não sabe que profissão seguir qual é o melhor caminho?

O primeiro passo importante é investigar, reunindo informações sobre as profissões e cursos oferecidos pelas faculdades. As transformações econômicas que atingiram o mundo impulsionaram novas e promissoras carreiras. São as profissões que envolvem inovações tecnológicas e áreas de inteligência e conhecimento. As carreiras tradicionais, como medicina, direito, engenharia, letras e administração, se renovaram e ganharam novas áreas de atuação. Hoje, o biólogo pode escolher seguir a engenharia genética, o engenheiro pode trabalhar com o meio ambiente e a robótica. É bom também prestar atenção ao crescimento dos setores de serviços, lazer e entretenimento, meio ambiente e projetos sociais. Em meio a tantas opções, o estudante deve ficar atento a algumas arapucas. A primeira delas é acreditar que cursar uma boa faculdade, independentemente da vocação, vai livrá-lo do desemprego e assegurar o sucesso profissional. Da mesma forma, escolher uma carreira apenas porque está em alta no mercado pode ser o caminho mais rápido para o abandono de uma profissão. Quem não leva em conta sua afinidade com uma carreira ao fazer uma escolha fatalmente desistirá dela quando a oferta de trabalho cair. Há trabalho para profissionais de nível técnico e de manutenção, mas poucas vagas para cargos de direção e gerência.

Quem será o profissional do futuro?

Vivemos um mundo novo e cheio de possibilidades, inspirador, criativo e competitivo. Uma série de mudanças profissionais está em curso. Percebemos que será valorizado o profissional que dominar mais especialidades. Além disso, por causa da tecnologia, que permeia e transforma todas as áreas, os limites entre casa e trabalho serão tênues, e horário fixo poderá virar ficção. O que importará serão os resultados. O mais importante é que ele tenha a capacidade de expressar e aplicar seu conhecimento, competências e habilidades de muitas maneiras.

Quais serão as profissões mais procuradas até 2015?

Na próxima década, a disputa por gente qualificada será ainda mais acirrada, segundo uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O estudo ainda aponta quais serão as profissões mais procuradas até 2015.



Confira a lista das profissÕes mais valorizadas, segundo o estudo:• Engenheiro de petróleo
• Engenheiro ambiental
• Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
• Ajudantes de obras civis
• Analistas de sistemas computacionais (TI)
• Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
• Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
• Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
• Técnicos florestais
• Técnicos em manipulação farmacêutica

Priscila Gorzoni - EDIÇÃO 86 - REVISTA ENFOQUE GOSPEL